quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

De-icing, o processo de descongelamento do avião antes da decolagem

Na viagem que fizemos de Viena para Milão tivemos uma bela experiência, observamos o processo de descongelamento em solo, chamado De-icing, que é utilizado para remover o gelo ou a neve de uma aeronave de modo a proporcionar superfícies limpas e um vôo seguro.


São utilizados diferentes tipos de Fluidos de degelo para evitar posterior congelamento, que são tipicamente compostos de etileno glicol (EG) ou propileno-glicol (PG), juntamente com outros ingredientes. Fluido à base de propileno glicol é mais comum, devido ao fato de que é menos tóxico do que o etileno-glicol.

Por que o de-icing deve ser feito antes da decolagem?

A formação de gelo em aeronaves é um fenômeno meteorológico severo que pode representar perigo às operações aéreas. O gelo pode se acumular nas superfícies expostas da aeronave, aumentando o seu peso e a sua resistência ao avanço, ocasionando maior superfície de contato com o ar, causando acidentes.

Assim, nenhum piloto pode decolar com um avião que tenha gelo  ou neve aderidos às asas, estabilizadores ou superfícies de controle a qualquer hélice, para-brisas, instalação de motor ou a partes de um sistema de velocímetro, altímetro, velocidade vertical ou instrumento de atitude de voo.
A formação de gelo também contribui para o aumento do consumo de combustível e, consequentemente, para a diminuição de autonomia da aeronave, com perda de potência, pelo acúmulo de gelo. Quando em vôo a possível que haja formação de gelo, que é descongelada através de sistemas elétricos e com a condução do calor gerado pelos motores. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário