Faença (Faenza), a cidade da cerâmica
Faença (Faenza, em italiano) é uma cidade italiana da bela e próspera região da Emília-Romanha, na província de Ravena, localizada a 50 km de Bolonha e a 65 km de Rímini, ou seja próxima das colinas e do mar.
Conhecida internacionalmente pela "cerâmica – faience” ou “maiolica” em vários idiomas europeus, cuja tradição vem do século XII, no esplendor do renascimento. Portanto, é imperdível uma visita ao Museu Internacional de Cerâmica (MIC), fundado em 1908, que ostenta peças maravilhosas, de diferentes épocas históricas e diversas proveniências, com uma rica seção dedicada à cerâmica do Renascimento.
Famosa Cerâmica de Lodi |
Na cidade podemos encontrar bem mais de sessenta lojas de cerâmica, artesãos e artistas de renome, que produzem objetos, formas e decorações de marcas certificadas, desde reproduções históricas a experiências artísticas.
A história de Faença vem de longe, desde 1300 é um importante ponto de encontro político e cultural da região. Destacamos a beleza e a arquitetura da “Piazza del Popolo” (Praça do Povo), do “Palazzo del Podestà” (Palácio do Senhorio), do Palazzo Municipale (Palácio Municipal), da Piazza dela Libertà (Praça da Liberdade) e Duomo (Catedral), além da bela Fonte Monumental com os bronzes do século XVII.
Em outros lugares do centro histórico também chamam a atenção o “Palazzo Milzetti” com ambientes internos decorados por artistas neoclássicos, o famoso Teatro Masini e a Pinacoteca.
Memórias da Primeira Guerra Mundial, no seu centenário
Nas paredes de Faença observamos as memórias dos tristes momentos da guerra, uma forma de tornar viva uma realidade para que se conheça e nunca mais se repita. Por exemplo, os tempos de fome, quando eram distribuídas fichas para que as famílias retirassem farinha e os poucos alimentos à disposição, a dificuldade em encontrar alojamentos mobiliados na cidade ou os preços da locomoção.
Atualmente o território é rico em produtos de alta qualidade, como Pesca da Romagna e Nettarina IGP, pêssegos e uva, produção biológica. Vinhos de origem certificada como Sangiovese, Trebbiano, do Pagadebit à famosa “Cagnina dolce”. Para degustações típicas aconselhamos a “Strada del Sangiovese” – “Strada dei Vini” e “Sapori do Colline di Faença”.
Mostra Ganeshamusa
Quando estivemos no Museu Internacional da Cerâmica tivemos a oportunidade de apreciar uma belíssima mostra de arte indiana, Ganeshamusa, de Luigi Ontani.
02/05/2017
Comentários
Postar um comentário