Verona, a cidade de Romeu e Julieta


Verona é uma cidade da região de Vêneto, no norte da Itália, com um bairro medieval antigo erguido às margens do rio Ádige. 

Verona apresenta muitos locais de interesse cultural e histórico, desde a época romana, medieval, moderna até nossos dias. A cidade era chamada “Marmora” ou “Marmorina” pela grande utilização do mármore na sua construção, como nos conhecidos monumentos históricos: Arena de Verona, teatro romano, no arco dos Gavi, portas “Borsari” e “Leoni”.

Arena de Verona
É um anfiteatro romano conhecido em todo o mundo, situado no centro da cidade, na Praça Bra, palco de grandes óperas e shows de artistas italianos e internacionais como Leonard Cohen, Spandau Ballet, Duran Durant, Sting, Rod Stewart, Paul McCartney, Alicia Keys, i Pink Floyd, Bob Dylan, Elton John e tantos outros. 



Ópera Aida, na Arena de Verona
A Arena de Verona pode ser visitada durante o dia nos períodos em que não há shows programados, mas a experiência mágica é assistir uma ópera nesse palco construído no tempo do Imperador Augusto. 

Provavelmente construída no Século I, a Arena hospedava os espetáculos de gladiadores, com espaço para até 30 mil espectadores. 

A Casa de Romeu e Julieta
Casa de Julieta

Ao fundo a estátua de Julieta

Um prédio medieval do século XIII, situado na Rua Cappello, acolhe milhões de turistas que querem conhecer o local de inspiração da famosa tragédia de William Shakespeare. No jardim se encontra uma Estátua de Julieta e é uma tradição para atrair boa sorte tirar um foto tocando um seio. Nesta habitação tem também espaços para escrever mensagens de amor.

Casa de Julieta

Importante saber que em Verona existiram realmente as famílias Montecchi e Capuleti (Cappelletti), sendo que o brasão desta última está colocado no ingresso do prédio onde Julieta teria vivido. Não foi ainda comprovado o local da famosa sacada e nem a efetiva existência de Julieta, mas isso não impede que os românticos de todo mundo visitem essa fascinante habitação, encantados com a história das antigas famílias veronenses. 

Praça Brà


Seu nome é uma abreviatura da palavra longobarda “breit” e significa “largo”. È uma das principais praças da cidade, onde é possível descansar à sombra e admirar o belo panorama ou curtir um dos charmosos bares ou restaurantes do local. Este espaço foi organizado na primeira metade do século XV, ao redor da Arena de Verona.

Verona e seus prédios históricos


Mosteiro de San Zeno

Mosteiro de San Zeno



A Praça das Ervas (Piazza delle Erbe)

Um espaço charmoso, onde prédios, palácios, torres e elementos arquitetônicos de diferentes épocas coexistem em harmonia com o grande movimento de turistas e moradores.

A Igreja de São Zeno Maior é uma grande basílica construída entre o X e XI séculos, onde foi sepultado o santo que lhe dá o nome. É uma igreja muito visitada por ser um exemplar românico melhor conservado na Itália, pela devoção ao santo e  por abrigar belas e importantes obras de arte.


2015 e 2018

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doces dos mortos, uma tradição céltica na Europa

Entre Relíquia e Controvérsia: O Santo Sudário e a Basílica de Superga

A Europa vai de bicicleta