A gastronomia austríaca


Para conhecer um país, uma cultura, é fundamental experimentar sua gastronomia, entender os pratos típicos, conhecer a história. Procurar os lugares típicos, frequentados pelos moradores também é uma forma de compreender os hábitos e viver a diversidade.

Sachertorte é um bolo de chocolate, inventado por Franz Sacher em 1832 para príncipe Metternich em Viena, capital da Áustria. É uma das mais famosas especialidades gastronómicas da cidade


Os Kaiserschmarrn (singular "der Kaiserschmarrn" e plural "die Kaiserschmarrn") são um prato típico da doçaria austríaca. Consistem numa massa frita na frigideira (com farinha, ovos, açúcar, leite, manteiga, casca de limão e passas), servida aos bocados pequenos.

Existe uma lenda segundo a qual o imperador Francisco José (Kaiser, em Alemão) estava caçando e de súbito se viu perdido no meio da floresta. Uma camponesa com pena do imperador ofereceu-lhe um schmarrn mal cozido, para que ele não morresse de fome.


Contudo, é mais provável, segundo os especialistas em gastronomia, que se tratasse inicialmente de uma Käserschmarrn (onde Käser significa "queijeira", em Alemão) e que esse nome posteriormente se tenha enobrecido.

Além das salsichas e linguiças, o Knödel (plural: Knödeln), Kloß ou Kloss (plural: Klöße, Klosse), canedele (plural: canederli, canedeli) ou, ainda, Knedlíky complementa o cardápio. É uma bola de massa feita a base de pão, farinha e especiarias, servida como refeição principal ou acompanhamento

Em muitos lugares, a gastronomia é por si só uma atração.


A culinária austríaca - 'sterreichische'- foi desenvolvida na Áustria com a considerável influência dos países do Império Austro-Húngaro. Assim, há inspiração nas tradições alimentares da República Tcheca, Hungria, Alemanha, Itália, antiga Iugoslávia, e nos últimos tempos até da Grécia e da Turquia, já ancoradas estas também às tradições dos povos de língua alemã.



Austríacos, como os alemães e italianos, são mestres na fabricação de sopas. Além das clássicas, o país oferece uma série de variedades regionais deliciosas. Especialmente na estação fria e chuvosa, uma sopa gostosa e quente é irresistível.

“Wiener Schnitzel” (bife à milanesa) Bife à milanesa, ou simplesmente “milanesa”, é um empanado originário da culinária da Itália, que se tornou popular na maioria dos países da América Latina e outros países da Europa (incluindo a França, a Alemanha e a Rússia) é “cotoletta alla milanese” e originalmente era feita com o próprio osso da costeleta e frita em manteiga, em vez de óleo.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doces dos mortos, uma tradição céltica na Europa

Entre Relíquia e Controvérsia: O Santo Sudário e a Basílica de Superga

A Europa vai de bicicleta