Um tesouro arqueológico no centro de Milão

San Giovanni in Conca

Um dos lugares arqueológicos mais interessantes de Milão passa muitas vezes despercebido pelos turistas e até pelos italianos. Ao ver a pequena parte da fachada não se percebe muitas vezes o ingresso e as escadas que levam ao seu histórico interior, onde se encontram os restos arqueológicos da mais antiga e antiga igreja de Milão, ”San Giovanni in Conca”, em português, São João em Concha.


A igreja foi construída no século V e denominada "ad concham" ou “em concha” no século IX, pela pequena depressão no terreno onde está localizada, no centro da “Pizza Missori” e Rua Albricci.  
Considerada ilustre testemunho da história e da arte milanesa do V ao XVII século, foi construída numa área residencial de origem romana.


No decorrer dos séculos a igreja foi submetida a reconstruções, mutilações, remoções de obras e demolições até a Segunda Guerra Mundial. Hoje apenas algumas partes permanecem, principalmente do século XI. Reduzida no século XX a uma ruína, mantém a única cripta românica original existente em Milão.  No seu interior, onde ainda é possível apreciar artefatos romanos e medievais, graças ao trabalho de voluntários do “Touring Clube Italiano”.


Endereço: Piazza Giuseppe Missori, 1
Abertura: de terça a sexta-feira, das 9h às 13h, aos sábados das 14:30 min às 18:30 
Transporte: Linha Metropolitana Três -  MM3, na parada Missori

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doces dos mortos, uma tradição céltica na Europa

Entre Relíquia e Controvérsia: O Santo Sudário e a Basílica de Superga

A Europa vai de bicicleta