Zagreb - a bela capital da Croácia


Zagreb, a capital da Croácia, é uma encantadora cidade localizada no coração do país, com quase um milhão de habitantes. Embora fosse habitada desde a Pré-história, começou a se desenvolver na metade do século XVIII.


Zagreb é uma cidade que soube manter sua complexa história e ampliá-la com diversos estilos, desde a imponente arquitetura austro-húngara às construções austeras do período socialista, passando pelo estilo moderno, que começava a despontar quando visitamos a cidade, em 2008.


Nós visitamos Zagreb acompanhando um time de jogadores de basquete, formado por amigos e parentes, que jogou com um time croata, em 2008. Todos amadores, mas nem por isso menos apaixonados pelo esporte. Essa experiência nos proporcionou o contato direto e familiar com a cultura croata, conhecemos melhor seus hábitos, sua culinária e um pouco mais sobre a história do país, através das impressões pessoais dos mais velhos, que viveram o período socialista e a transição para o capitalismo.

A cidade é conhecida por sua intensa vida cultural, com diversos museus, galerias, bibliotecas, teatros e monumentos que enriquecem o legado cultural e que mostram a diversidade de seu povo. Mas também encontramos um grupo de jovens croatas apaixonados pela capoeira.



Praça Ban Jelačić

Sugerimos começar o roteiro de uma visita a Zagreb aqui. É a praça principal, com edifícios imponentes de diversos estilos arquitetônicos, além de bares encantadores, com muito movimento durante todo o dia. Aliás, também nas suas proximidades também é possível encontrar diversos grupos de artistas, que apresentam belos espetáculos musicais e teatrais de rua.








No centro está a igreja do século 13, com um telhado colorido, decorado com os brasões de Zagreb e o antigo reino da Croácia, Dalmácia e Eslavônia.


Mercado de Rua Dolac Market

Depois de visitar a belíssima Catedral, aconselhamos uma pequena caminhada até o Mercado Dolac, uma feira ao ar livre, onde é possível conhecer produtos típicos, experimentar gostosos doces típicos e apreciar o artesanato croata, além de curtir a sonoridade do idioma e apreciar aspectos característicos dessa bela cultura.





Não deixem de ir até a “Porta de Pedra”, antigo acesso à cidade medieval e um local de grande sentimento religioso, com diversos agradecimentos a Nossa Senhora, por graças alcançadas.

Strossmayer Promenade & Funicular

Depois de passear pelo centro é imprescindível visitar a parte mais alta de Zagreb para apreciar a cidade do alto. Pode-se ir com o funicular, ou se preferir ir a pé, a partir do mercado tem placas orientando o caminho até lá.

Nessa viagem não tivemos tempo para visitar os museus, pois as atividades esportivas e familiares foram intensas. Os croatas venceram a partida e fizeram questão de nos oferecer uma série de atividade festivas.

Quando visitar Zagreb?

Vale destacar que entre abril e maio as temperaturas são bem agradáveis e recomeçam as atividades ao ar livre, em junho e julho se realizam os mais interessantes festivais e iniciativas culturais. Em setembro e outubro os jardins públicos se tornam ainda mais  magníficos com as cores do outono, mas quem ama o frio também pode apreciar as baixíssimas temperaturas do inverno.

Uma viagem de carro, em direção às praias do Mar Adriático e as cidades históricas de Dubrovnik, Šibenik, Zadar, ou quem sabe, até Viena, deve ser uma experiência inesquecível. Assim como uma viagem através de conexões ferroviárias, rodoviárias e aéreas com as grandes cidades europeias e com as praias croatas podem compor um roteiro maravilhoso.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doces dos mortos, uma tradição céltica na Europa

Entre Relíquia e Controvérsia: O Santo Sudário e a Basílica de Superga

A Europa vai de bicicleta