Andaluzia – na costa do sol “on the road”




Esta foi uma bela viagem que fizemos na costa do sol, na Andaluzia, a região mais charmosa da Espanha. Uma experiência on the road, com um casal de amigos.

Partimos de Milão e fomos à Málaga, com uma companhia aérea “low coast”. No roteiro previamente organizado incluímos as cidades de Sevilha, Córdoba, Granada, Ronda e Setenil de Las Bodegas. Foram dez dias de viagem, em cinco cidades e com um esplêndido panorama entre elas, que percorremos de carro.


Andalusia (Andalucia para os espanhóis) é uma terra dos países brancos, grandes plantações de oliveiras, gastronomia única e belíssima arquitetura, com influência árabe, cristã e hebraica. A Andaluzia é uma grande região autônoma marcada por colinas, rios e campos agrícolas na costa sul da Espanha. As antigas mesquitas transformadas em igrejas e catedrais resistem ao tempo e testemunham a história.



Málaga tem mais de três mil anos de história, marcada pela influência de fenícios, árabes e romanos. É uma cidade perfeita para férias de mar e cultura, uma importante cidade histórica, com belas praias, prestigiosos museus, como o de Pablo Picasso e o Museu de Belas Artes, além de magníficos edifícios antigos.




Sevilha - é uma das mais belas cidades da Espanha e capital da Andaluzia, que se destaca por sua importância cultural. Os belíssimos monumentos da cidade são únicos no seu gênero, como por exemplo, o “Alcazar”, a  “Giralda”, que se tornou símbolo da cidade após a sua reconquista pelos reis católicos e a Catedral de Sevilha, que é a maior do mundo no estilo gótico.

Sevilha foi sede de duas grandes exposições mundiais, em 1929 e 1992, sendo que na última foi construída a “Plaza de España”, belíssimo centro histórico e cultural da cidade. Importante lembrar que as caravelas de Cristóvão Colombo foram construídas nesta capital.



Praça de Espanha


Alcazar



Alcazar


 Córdoba - uma das cidades mais importantes da Andaluzia. Esta cidade foi a capital do império Árabe e têm o maior número de monumentos que são patrimônio histórico da Unesco, e ainda conserva intacta uma das maiores mesquitas da Europa.

A Mesquita de Córdoba é um dos monumentos mais importantes da cidade, uma herança do período muçulmano. A estrutura, transformada depois em catedral, é uma construção que adquiriu contornos do renascimento, gótico e barroco, no decorrer dos séculos.

Mesquita de Córdoba

Mesquita/ Catedral

Granada - a cidade foi fundada pelos romanos, mas foi dominada por vários povos e deles a influência na sua cultura e arquitetura, principalmente dos árabes, como se pode constatar no seu principal monumento: Alhambra, declarada patrimônio da humanidade pela Unesco. (Imperdível, mas se deve comprar o ingresso antecipadamente, pela internet)





Alhambra

Alhambra

Alhambra

 Ronda - situada na província de Malaga, foi fundada pelos celtas, sucessivamente dominada pelos fenícios e depois pelos gregos, que a chamaram de Runda. A cidade deixa todos sem palavras diante de sua magnitude, inclusive escritores famosos, como Hemingway, Joyce e Orson Welles, que decidiu fazer espalhar suas cinzas pela cidade.







 Setenil de Las Bodegas - uma pequena cidade, mas um maravilhoso exemplo de como o ser humano foi capaz de se adaptar à morfologia desse território. As casas e a rocha se utilizam mutuamente para criar um espaço residencial. Um esplêndido local para passar o dia.

Este núcleo histórico foi considerado inexpugnável pelos reis católicos, que tiveram que realizar sete assédios antes da conquista de “Setenil de Las Bodegas”, daí a origem do seu nome, “Septem nihil”, sétimo assédio.




Junho de 2015

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doces dos mortos, uma tradição céltica na Europa

Entre Relíquia e Controvérsia: O Santo Sudário e a Basílica de Superga

A Europa vai de bicicleta