A magia das festas medievais

As festas medievais, ou “medioevali”, são manifestações organizadas ocasionalmente em cidades da Europa, em países e cidades que representam a memória de um evento religioso, político ou militar, ligado à Idade Média. Participar de uma dessas festas é uma magia inesquecível, uma verdadeira viagem no tempo.
A Itália é um país rico em história e constelado de pequenas cidades que mantém estruturas medievais, ruas e castelos que se transformam em cenários ideais para a realização de uma festa inspirada na Idade Média. Uma experiência fantástica que nos faz sentir também como um personagem, observando e interagindo


São os moradores das cidades que se caracterizam com vestuários antigos, das antigas cortes reais e desfilam pela cidade. Organizam tendas onde simulam a fabricação de armaduras e objetos históricos, decoram tavernas e restaurantes para oferecer cardápios medievais. Corridas de cavalos (Palio) mobilizam a cidade, onde cada bairro se enfeita e organiza suas torcidas, como nos velhos tempos.


Em algumas cidades é possível observar o cuidado histórico dos organizadores, que organizam a festa como se realmente fosse um cenário medieval, com as cortes, os senhores e até mesmo com os escravos pedindo esmolas. Danças e música da época, atividades esportivas, pequenos mercados, artesãos, soldados, enfim, o cotidiano da Idade Média.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doces dos mortos, uma tradição céltica na Europa

Entre Relíquia e Controvérsia: O Santo Sudário e a Basílica de Superga

A Europa vai de bicicleta