Foz do Iguaçu e suas estupendas cataratas

Fizemos esse passeio pela segunda vez, acompanhados de um casal de amigos italianos, Riccardo e Patrizia, que são nossos companheiros de aventuras. Podemos afirmar que vale a pena visitar a Foz do Iguaçu mais de uma vez, pois em cada uma temos uma visão diferente e novas emoções nos aguardam nas diferentes atrações que a cidade oferece.

As principais atrações da cidade são o conjunto de quedas denominadas Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu (Patrimônio Mundial Natural da Humanidade tombado pela UNESCO), a Hidrelétrica Binacional de Itaipu (maior hidrelétrica do mundo em produção anual de energia), o Marco das Três Fronteiras, a foz do Rio Iguaçu no Rio Paraná (área onde as fronteiras da Argentina, Brasil e Paraguai se encontram), a Ponte Internacional da Amizade (divisa entre Brasil e Paraguai) e Ponte da Fraternidade (divisa entre Brasil e Argentina), o Parque das Aves (com aproximadamente 900 aves de 150 espécies), entre outras.


As Cataratas do Iguaçu são formadas por um complexo de 275 quedas que se estendem por quase cinco quilômetros do Rio Iguaçu. É, sem dúvida, a atração que mais encanta os visitantes.




Existem duas opções para se conhecer as Cataratas do Iguaçu: pelo lado brasileiro, onde se têm a melhor vista das quedas,  ou pelo lado argentino, onde estão dois terços das cataratas.

No lado do Brasil, o passeio dura de 2 a 4 horas, começando com o deslocamento pela BR-469 até chegar  trilha que é realizada a pé no meio da mata, com espaços abertos para observação das Cataratas do Iguaçu em alguns pontos do percurso. No final da trilha, existe uma passarela de observação que completa o passeio, chegando até o ponto conhecido como “Garganta do Diabo”, um grande abismo de 82 metros de altura, 150 metros de largura e 700 metros de comprimento.


O lado argentino, diferente do parque brasileiro que possui apenas uma trilha panorâmica, possui três circuitos principais para apreciar as cataratas do lado argentino: Garganta do Diabo, Circuito Inferior e Circuito Superior.


Além das trilhas dentro da floresta,  tem o Gran Aventura, mais do que um simples passeio náutico, uma aventura imperdível, que inclui verdadeiros mergulhos sob duas quedas d’água das cataratas.


Depois da emoção do passeio é hora de passear pelo interior da mata e aprofundar o conhecimento sobre a fauna e a flora local, com guias especializados e com transporte adequado:


O Parque das Aves

"O Parque das Aves é a única instituição do mundo focada na conservação das aves lindas e exuberantes da Mata Atlântica, oferecendo uma experiência de contato próximo, imersivo e encantador com elas. Visitando o Parque das Aves você também conhece o que fazemos para ajudar a reverter a crise de conservação que essas aves e a Mata Atlântica estão vivendo. Aqui você pode ter uma experiencia completa de conexão e conhecimento sobre as aves e as suas florestas, um patrimônio natural de importância global ao seu alcance" (apresentação oficial que realmente descreve o que nos espera nesse parque maravilhoso: https://www.parquedasaves.com.br/ )



Agosto de 2015

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doces dos mortos, uma tradição céltica na Europa

Entre Relíquia e Controvérsia: O Santo Sudário e a Basílica de Superga

A Europa vai de bicicleta