Mafra e Ericeira, lugares imperdíveis e bem pertinho de Lisboa


Quando visitamos Lisboa, junto com um casal de amigos, decidimos dedicar um dia para conhecer Mafra e Ericeira. Fomos ao Lisboa Story Centre, na Praça do Comércio, onde nos deram sugestões e indicações de transporte para chegarmos aos nossos destinos e retornarmos no final da tarde..
Mafra é pertencente à Área Metropolitana de Lisboa, localizada a 50 km da capital, com cerca de 17 986 habitantes. É famosa por seu palácio-convento, mandado construir por D. João V e que constitui a mais grandiosa obra do barroco português.

Mafra



O complexo arquitetônico de Mafra (palácio, convento e basílica) testemunha a opulência da corte de D. João V (1707 – 1750),  foi projetado pelo arquiteto Federico Ludovice, que utilizou uma língua em arquitetônica e decorativa inspirada nos modelos italianos.




Como foi residência de verão da família real, o palácio possui diversas coleções portuguesas, italianas e francesas, entre as quais pinturas e esculturas barrocas, além de pinturas murais de importantes artistas portugueses como Cirilo Volkmar Machado e Domingos Sequeira.



As salas do palácio são completamente decoradas e mobiliadas, a sala de jogos de D.Pedro demonstra a preocupação com sua formação e lazer, a sala de caça é um espaço que impressiona pelos móveis feitos com couro e ossos e couro de animais. O hospital da corte e a farmácia da época também estão muito bem conservados.


Mas o espaço que nos encantou muito foi a Biblioteca, na ala nobre do Convento. Com 83 metros de comprimento, é também a sala maior e a Biblioteca monástica-real mais importante do século XVIII existente em Portugal, 40 mil volumes, onde se distinguem obras nacionais e estrangeiras e mapas geográficos históricos.



A Bibliotecária nos mostrou a caixa com os morcegos, que ao longo dos séculos se alimentaram dos insetos que poderiam ter destruído as raridades da Biblioteca.




















Ericeira

Esta cidade é a terra de gente do mar;  as praias, os pesqueiros, o patrimônio monumental e gastronômico, com base numa variedade de peixes e mariscos, constituem os seus maiores atrativos.
As casas brancas com tetos azuis são encantadoras e dão um ar diferente à essa belíssima praia, localizada a 2 km de Mafra.






Optamos por ônibus de linha, por ser prático e econômico para um breve passeio, mas pensamos que seria muito interessante permanecer mais um dia em Ericeira e conhecer melhor essa bela praia.
Julho 2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doces dos mortos, uma tradição céltica na Europa

Entre Relíquia e Controvérsia: O Santo Sudário e a Basílica de Superga

A Europa vai de bicicleta