Alberobello - a cidade dos Trulli


Alberobello é a cidade dos "Trulli", mais um dos lugares imperdíveis da região Apúlia (Puglia, em italiano). Essa pequena e encantadora cidade foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco em 1996,  pela preservação  das características pré-históricas.  



Esse tipo primitivo de construção realizada pelos antigos agricultores servia como moradia ou como depósito de alimentos, tendo sua origem pré-histórica, mais especificamente na Idade do Bronze. As casas atuais foram datadas pelos arqueólogos, que indicaram as mais antigas por volta do século XVII.

As casas pintadas de branco e com tetos de pedra, construídos em forma cônica, sem argamassa, cimento ou madeira, são chamadas de Trullos. Todas apresentam símbolos nos tetos, que para alguns estudiosos representam marcas para distinguir os mestres construtores ou escolhidos como decoração pelos proprietários das casas.

Para outros, a origem tem relação com uma simbologia mágica. Não seria um acaso a escolha das formas (círculo, o cone, a pirâmide e a base quadrada ou triangular, cruzes e símbolos zodiacais), que na antiguidade eram relacionados ao culto solar, praticado pelos povos primitivos, conforme documento do primeiro ano d.C, encontrado na região.




Símbolos desenhados nos telhados das casas e seus significados

Atualmente muitas dessas casas foram transformadas em lojas, mas ainda é possível visitar  “Trullo Museu”, também conhecido como “Trullo Soberano”,  construído na metade do século XVII e decorado como antigamente.

Trullo soberano

Ingresso do Trullo Soberano (Sovrano, em italiano)
 
Detalhe da decoração interna do Trullo Soberano
Agosto de 2016

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doces dos mortos, uma tradição céltica na Europa

Entre Relíquia e Controvérsia: O Santo Sudário e a Basílica de Superga

A Europa vai de bicicleta