Quebec - um pedacinho da França no Canadá

Hoje publicamos algumas fotos da nossa viagem a Quebec,  mais uma cidade da belíssima aventura que realizamos com um casal querido, nossos companheiros de aventuras.

 Nessa ocasião alugamos um carro e viajamos pelos EUA e Canadá.

#CanadaontheRoad



A cidade de Quebec é das cidades mais antigas do Canadá, e também a mais antiga cidade francesa das Américas, tendo sido fundada em 3 de julho de 1608, pelo francês Samuel de Champlain



Ville de Québec, em francês, ou Quebec City, em inglês, ela é a herança da colonização francesa no Canadá. A principal língua de Quebec é o francês, mas muita gente também fala inglês e, no final das contas, as duas línguas se misturam. (O ensino público é bilíngue)

Fundada em 1608, Quebec tem algumas características muito peculiares, como o fato de ter quase 5 km de muros ao seu redor e ter sido palco do confronto decisivo entre ingleses e franceses. Ela está situada às margens do rio Saint-Laurent (St Lawrence) e cresceu sob um penhasco. A parte antiga de Quebec, Vieux-Québec ou Old Quebec, é uma área histórica, reconhecida como patrimônio mundial da UNESCO, e está dividida em duas partes: a cidade alta (Haute-Ville - Upper Town) e cidade baixa (Basse-Ville - Lower Town), que são ligadas por um funicular e por via terrestre.


Fairmont Le Château Frontenac

Trata-se de um dos edifícios mais importantes do mundo. Isso porque os governantes dos Estados Unidos e Reino Unido planejaram o histórico Dia D da Segunda Guerra Mundial nesse hotel. E o fruto desse plano foi essencial para a vitória dos aliados sobre os nazistas.

Nativos algonquinos e iroqueses habitavam a região que hoje é a cidade de Quebec. Canadá (Kanata) é uma palavra de origem iroquesa que significa vila.


Outra teoria bastante divulgada é a de que um navegador português depois de visitar estas terras geladas do continente norte-americano teria deixado escrito num mapa “Cá Nada”, pois segundo ele nada havia de interessante, e mais tarde um copista francês teria interpretado estas duas palavras como sendo o nome dessa terra (maravilhosa, por sinal)





Quebec possui muitas igrejas, basílicas e catedrais, muitas delas localizadas no centro histórico da cidade. A mais imponente delas é a Catedral Notre-Dame de Québec (Nossa Senhora de Quebec), a principal igreja da província e do país.


As ruas do centro histórico são estreitas. Muitas delas mantêm características do passado, e são proibidas para veículos e ciclistas, onde podem trafegar apenas pedestres.



"Fresque des Quebecois", mural que conta a história da cidade em sua pintura. Ali estão retratadas 15 figuras históricas da cidade, assim como artistas, poetas e detalhes únicos da arquitetura do local. As quatro estações do ano estão presentes no desenho, que foi produzido em 1998 por uma equipe de 12 artistas.



O Château Frontenac, um imenso hotel, construído em um estilo que lembra os castelos franceses:



Parliament Building
Bonito e imponente por fora e por dentro, está aberto a visitas guiadas gratuitas, com 45 minutos de duração. A agenda está disponível no site oficial.



A Fountaine de Tourny fica próxima da Assembléia Nacional e também do Parlamento. Um lugar maravilhoso, cheio de jardins



Afresco- Fresque du Petit-Champlain - de 100m2, inaugurado em 2001, ilustra a vida em Cap-Blanc, o bairro habitado pelos trabalhadores locais em outros séculos. Como se pode imaginar, a área sofreu bastante, o que fica retratado na arte, com alusões a incêndios e bombardeios, além das pessoas comuns e batalhadoras que construíram o lugar:



La Basse-Ville con funicolare che parte dalla terrasse Dufferin:




A Citadelle e as muralhas que cercavam a antiga cidade foram construídas no século 17, mas depois foram parcialmente destruídas pelos britânicos na Guerra Franco-Indígena. As muralhas atuais foram construídas entre 1820 e 1831.




Como antigo forte e hoje sede de um regimento, a Citadelle tem diversos mecanismos de defesa e proteção, como canhões, altos e largos muros, fosso ao redor das paredes, etc. Sua construção é feita com pedras e dentro da Citadelle fica a residência do governador geral do Canadá. 



Troca da Guarda 

#CanadaontheRoad

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doces dos mortos, uma tradição céltica na Europa

Entre Relíquia e Controvérsia: O Santo Sudário e a Basílica de Superga

A Europa vai de bicicleta